Translate

Planeta Sustentável

sábado, 1 de fevereiro de 2014

SEMANA PEDAGÓGICA - FEVEREIRO DE 2014









     Maria Inez Rodrigues Pereira



A SEMANA PEDAGÓGICA é o  momento de realizar reflexões, análises e Planos de Ação com o objetivo de melhorar a qualidade de educação das escolas do Estado do Paraná. 

Enxergar a Escola como espaço de formação de sujeitos autônomos e conscientes de sua cidadania é importante para trabalhar o Conhecimento que transforma, pois, ele é o meio para a pessoa saber onde quer chegar. 

O cidadão/sujeito preparado é aquele que possui capacidade de argumentação e capacidade de decisão; capacidade de contextualização e extrapolação. Pois, diante do conhecimento, tem que ser capaz de saber produzir, para não ser somente usuário desse conhecimento(MACHADO,2011). 

Deste modo, a Semana Pedagógica dos professores do Estado do Paraná, visa estabelecer uma cultura de planejamento que tenha como foco principal os alunos, bem como a diversidade de sujeitos que compõem o universo escolar. 
A  proposta de estudo para a S.P tem como subsídios teóricos textos de Miguel Gonzalez Arroyo, João Luiz Gasparin e Nereide Saviani, entre outros,  que ajudarão os professores a pensar mais criticamente  o Currículo, uma vez que, de acordo com a SEED, "Repensar o currículo implica no reconhecimento de que o conhecimento que identifica uma ciência e uma disciplina escolar é histórico, não é estanque, nem está cristalizado. (...) Conteúdos que em determinado período histórico foram considerados importantes, podem, em outro período, serem excluídos do campo de estudos da disciplina". (PARANÁ, 2008, p. 28.)

Deste modo, aprender a planejar tendo como foco os cinco passos metodológicos da pedagogia histórico-crítica, que Gasparin criou como orientação para o planejamento do professor, no preparo de suas aulas, são a base para a elaboração do PTD. São eles:

a) prática social inicial - investigação dos conhecimentos prévios ZDA (Zona de Desenvolvimento Atual)
b) problematização - discussão dos principais problemas
c) instrumentalização - construção do conhecimento por meio de instrumentos - prática.
d) catarse - resignificação do conhecimento - síntese (avaliação)
e) prática social como ponto de chegada - nova postura prática do aluno a partir do que aprendeu.

Portanto, participar dessa Semana Pedagógica para os professores da rede estadual do  Estado do Paraná, além de possibilitar a formação continuada, pode possibilitar, também, que os professores da rede conheçam um pouco mais sobre a concepção dialética de ensino   como a arte da discussão e contraposição de ideias no exercício e elaboração de uma  tese, antítese e síntese,  de modo que eles possam aprender para  ensinar os alunos a defenderem com clareza os conceitos envolvidos na aquisição do conhecimento científico. Para isso, no entanto, é necessário compreender o currículo enquanto processo de decisão e realização (SAVIANI, 2003) para entender o universo escolar em sua diversidade e para repensar a prática pedagógica. 

Enfim, o aprofundamento teórico que a  S.P propiciará é de fundamental importância para a formação dos professores, pois, “os trabalhos a serem realizados se preocupam em evidenciar as relações entre o currículo e a importância de perceber/conhecer e reconhecer/respeitar a diversidade de sujeitos que constituem a escola"(SEED, 2014). Aprender para ensinar mais e melhor é essencial para articular teoria e prática, uma vez que o professor ao preparar seu Plano de Trabalho Docente precisa fazer os seguintes questionamentos: por que ensinar? pra que ensinar?  e como ensinar?











Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SABER E O SABOR

Loading...

Palestra: Mario Sergio Cortella

Loading...

O SEGREDO

Loading...

GONZAGUINHA

Loading...

IÇAMI TIBA

Loading...

quadro da educação

Loading...

sistema educacional - desabafo

Loading...

Crônica - Sinto vergonha de mim

Loading...

INCLUSÃO SOCIAL

Loading...

iclusão escolar

Loading...

filmes

  • A casa do lago
  • A filha do presidente
  • Amizade Colorida
  • Antes que termine o dia
  • Cavalo de Guerra
  • Conversando com Deus
  • Diamante de Sangue
  • Gladiador
  • Imagine eu e você
  • Meu nome é Radio
  • O diabo veste prada
  • O pacto
  • Titanic
  • Uma linda mulher
  • uma lição de amor