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Planeta Sustentável

domingo, 21 de novembro de 2010

Concepções Pedagógicas

Autor: Maria Inez Rodrigues



Para podermos fazer essa análise das conseqüências dessas abordagens nos dias atuais é preciso lembrar que a Pedagogia Tradicional priorizava a teoria sobre a prática focando sua metodologia nos métodos de ensino, manifestando-se na vertente religiosa que teve início com os Jesuítas e que dava à educação a tarefa de moldar o homem como um ser ideal. Já a Pedagogia Renovadora priorizava a prática sobre a teoria tendo como questão principal “como aprender” tendo como centralidade do ensino, o educando. As duas concepções se mostram completamente antagônicas. Com a Concepção Pedagógica Produtivista surge uma nova maneira de ensinar inspirada na Teoria do Capital Humano colocando a educação subordinada à economia sendo que mais tarde foi aperfeiçoada para a formação da cidadania, com isso, a ênfase nas capacidades e competências se coloca como condição à empregabilidade do indivíduo. Surgem, então, as Pedagogias contra-hegemônicas contrapondo-se as idéias da Teoria do capital Humano que defende a educação como mediação no seio da prática social, afirmando que teoria e prática são indissociáveis.

A cerca das influências que cada concepção exerce no trabalho pedagógico nos dias atuais, podemos dizer que a Pedagogia Tradicional exerce influência nas práticas pedagógicas de grande parte dos docentes, principalmente nas formas de exposição das matérias, preparação dos alunos, associações, exercícios e repetições. Já a Pedagogia Renovadora exibe sua influência no modo de entender as estruturas cognitivas do indivíduo estabelecendo seu método de ensino no aprender fazendo (método de projetos), com conteúdos organizados em função das experiências do aluno. O professor é um especialista em relações humanas. Na Pedagogia Produtivista o ensino é sistematizado nos manuais, nos livros didáticos, em apostilas, etc., constituindo-se no método de transmissão e recepção de informações de sentido técnico e modificação de desempenho, preparando as pessoas para atuar no mercado de trabalho, com ênfase nas capacidades e competências. Nas pedagogias Contra–Hegemônicas representada na atualidade pela Pedagogia Histórico-Crítica, temos o sentido de escola mediadora na prática dos conteúdos culturais universais com um ensino voltado para a interação dos conteúdos com as realidades sociais. O método de ensino está centrado na concepção dialética, contrapondo-se a teoria do capital humano. O professor é o mediador do conhecimento produzido pela humanidade relacionando-os com a realidade social e apóia-se nas estruturas cognitivas já existentes.

Feito essa análise, podemos afirmar que as conseqüências no processo pedagógico se concretizam nas ações da prática de sala de aula onde o professor, influenciado por concepções que notoriamente visavam ideais políticos de conservação do status quo de uma determinada classe social, acaba por realizar a reprodução dessa política de exclusão que visa apenas o fortalecimento do neoliberalismo. A influência dessas concepções em nossas práticas só vem confirmar que política e educação são inseparáveis. Entretanto, no texto de Saviani fica evidente que o Estado tem pouca autonomia para opor-se a hegemonia global do neoliberalismo e, a escola acaba servindo como reprodutora de um sistema voltado para o capital.

Referência:

LIMA, Clodoaldo José. As concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira, Síntese do Texto. 29 de abril de 2010. Pesquisa no Google.

SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “Projeto 20 anos do Histedbr”. Campinas, 25 de agosto de 2005.

http://pedagogiadidatica.blogspot.com/2008/11/tendncias-pedaggicas-na-prtica-escolar.html

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