Autor: Maria Inez Rodrigues
Creio eu que a diferença existente é de que num dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, diz que o homem é um ser diferente de outros animais pela sua capacidade de criar e utilizar de maneira funcional os signos e linguagens, devido a capacidade de processar os conhecimentos acumulados pela humanidade, não de forma hereditária, mas pela sua experiência social. A necessidade de informações e a ação produtiva sobre os objetos de conhecimento fazem com que o indivíduo aja dialeticamente sobre a natureza, interpretando suas ações e transformando sua realidade social. Outra diferença é a de que o desenvolvimento humano supera os fatores biológicos. A união entre pensamento e linguagem redimensiona todas as funções psicológicas.
Enquanto Piaget defende que a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento de estruturas cognitivas, Vigotsky defende as relações recíprocas entre desenvolvimento e aprendizagem dizendo que o desenvolvimento se expande através das interações sociais, ocorrendo a internalização dos conhecimentos e, por conseguinte, a aprendizagem. Ou seja, a criança não constrói por si mesma o próprio conhecimento configurando aqui a importância do trabalho do professor na transmissão dos conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. “Quando a criança aprende a ler, na escola, a escrever, a fazer contas, quando aprende os fundamentos das ciências, assimila uma experiência humano-social, da qual não poderia assimilar nem sequer uma milionésima parte se seu desenvolvimento fosse apenas determinado pela experiência que pode alcançar mediante uma interação direta do ambiente” (LURIA, 1991, p. 79-80).
Para concluir, a diferença se caracteriza no processo de construção de significados pelos indivíduos, ao processo de internalização e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana. Propõe uma visão de formação das funções psíquicas superiores como internalização mediada pela cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário