Atividade desenvolvida no curso de Formação Tecnológica - PDE 2012
Propomos que você assista aos vídeos: "Professores e Tecnologia", "Tecnologia e Metodologia" e, "EaD: você está preparado?", analise a imagem abaixo e elabore um texto articulando os conteúdos dos vídeos/imagem com o que ocorre na escola. Considere também sua concepção sobre a utilização das tecnologias na educação.
“Não pode ensinar aquele que deixou de aprender”, é o que nos diz o primeiro vídeo. Por isso, o professor precisa estar atualizado em seu tempo e espaço, pois, vivemos num mundo de novas tecnologias e com novos alunos, onde é cada vez mais necessário que os docentes aceitem e aprendam a lidar com essas ferramentas. E, construir esses novos saberes, não é muito fácil. É necessário vontade, determinação, compromisso e planejamento.
Àqueles que se recusam a fazer uso das tecnologias digitais e de pensar o conhecimento de uma nova forma, estarão fadados ao sofrimento, à indisciplina e ao descaso na sala de aula. Como os vídeos nos mostraram, a educação está cada vez mais vinculada às tecnologias. Porém, é importante saber que não basta apenas mudar o uso de um recurso (quadro de giz) para outro (power point)se a metodologia no ato de ensinar continuar a mesma.
É fato que a maioria das escolas, hoje ,possui laboratórios de informática, projetores, vídeos, TVs, internet, entre outros recursos e que existe políticas públicas de distribuição de mais recursos tecnológicos para as escolas. Entretanto, o que se percebe é que nem todos os professores estão preparados para fazer uso desses recursos. Infelizmente é uma verdade que não deveria mais estar acontecendo, pois, como vimos nos vídeos, a expansão do ensino a distância é um exemplo de que a tecnologia pode ajudar no processo de aprendizagem, encurtando distância e tempo, transformando informações em conhecimento, possibilitando maior acesso e democratizando o ensino. Desta forma, com a inserção das novas tecnologias digitais nas relações de trabalho, o professor necessita estar em constante aprendizagem.
E, o acesso a internet, pode ajudar e facilitar a inovação de propostas pedagógicas que estejam comprometidas com a qualidade do ensino aprendizagem pois, de acordo com Paulo Freire, " [...]A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo”.(Freire, P., 1998, p.24).
Com a inserção do computador nas salas de aula é possível que o professor repasse informações para o educando que poderão se transformar em conhecimentos, facilitando o seu desenvolvimento intelectual. Ou seja, o professor têm a sua disposição uma série de ferramentas que ajudarão a incrementar sua prática pedagógica.
No entanto, para que tudo isso aconteça, a postura de quem está ensinando é a primeira coisa que deve ser mudada, para que o uso das tecnologias digitais seja efetivo e realmente de qualidade.
Referência
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 7ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. 159p
Nenhum comentário:
Postar um comentário