Translate

Planeta Sustentável

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Análise do texto “O Luizinho da segunda fila” de Celso Antunes.




Com uma  descrição perfeita, o autor do texto faz uma crítica à maneira como  as avaliações acontecem na escola.  Para ele, nem sempre os professores estão preparados para identificar o modo como o aluno aprende. Ou seja, nem todos conseguem entender o processo da aprendizagem significativa e como funciona a estrutura cognitiva na organização do conhecimento presente no aprendiz e, que deve ser a principal variável a ser considerada por professores e educadores durante o processo ensino-aprendizagem.
 Entretanto, para que a aprendizagem significativa aconteça, conforme explica Ausubel, o conteúdo apresentado tem que estar relacionado com a vivência do aluno e ter algum significado para ele.
 O professor Marcelo, personagem importante nesse processo, conseguiu isso com os seus alunos, expondo a matéria sobre o Pantanal e relacionando com os fatos e acontecimentos do dia a dia de cada um. Ou seja, ele conseguiu, de acordo com Ausubel, o conhecimento prévio do aluno para  que o novo conteúdo escolar   fosse  lembrado e retido por mais tempo, mas não aceitou o modo como o Luiz descreveu essa aprendizagem.
O que aconteceu com “o Luizinho da segunda fila” foi simplesmente a demonstração do modo como ele aprende. A sua estrutura cognitiva, como o autor do texto comenta no último parágrafo, é pictórica e muito mais fluida do que a memória verbal.
 Mesmo não conhecendo o pantanal, Luizinho conseguiu, por meio do desenho, demonstrar o que tinha aprendido sobre os rios, aves , vegetação, pois a aula foi interessante, bem organizada e lhe chamou a atenção, porém teve sua avaliação desconsiderada, porque não escreveu uma redação conforme as normas estabelecidas.
Despreparo do professor? Talvez, pois, como disse Celso Antunes, o professor não estava “treinado para ouvir linguagens diferentes”.
  O fato é que o aluno Luizinho tinha todos os conceitos na sua estrutura cognitiva a respeito daquele tema, e os organizou em forma de desenho, construindo uma imagem completa do que havia aprendido sobre o Pantanal.
Se o professor tivesse levado em consideração o que ele dizia ter entendido sobre a teoria de Piaget, certamente teria aceitado a redação de Luizinho e lhe dado à nota máxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SABER E O SABOR

Loading...

Palestra: Mario Sergio Cortella

Loading...

O SEGREDO

Loading...

GONZAGUINHA

Loading...

IÇAMI TIBA

Loading...

quadro da educação

Loading...

sistema educacional - desabafo

Loading...

Crônica - Sinto vergonha de mim

Loading...

INCLUSÃO SOCIAL

Loading...

iclusão escolar

Loading...

filmes

  • A casa do lago
  • A filha do presidente
  • Amizade Colorida
  • Antes que termine o dia
  • Cavalo de Guerra
  • Conversando com Deus
  • Diamante de Sangue
  • Gladiador
  • Imagine eu e você
  • Meu nome é Radio
  • O diabo veste prada
  • O pacto
  • Titanic
  • Uma linda mulher
  • uma lição de amor