Translate

Planeta Sustentável

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A RESPONSABILIDADE DOS PAIS X RESPONSABILIDADE DA ESCOLA


Maria Inez Rodrigues

A entrega de boletins na reunião de pais quase sempre nos surpreende. A surpresa não é causada pela presença ou não de alguns pais, mas pela maneira com que alguns vêm justificar a desmotivação de seu filho pelos estudos. Isso causa-nos preocupação, pois, percebe-se que para esses pais é a escola quem tem que dar conta desse fracasso, muitas vezes provocado pelo desinteresse dos próprios pais na vida escolar do filho.

Essa preocupação tem sentido quando no dia a dia escolar o momento de aprender é prejudicado por comportamentos que interferem no bom andamento da aula e, ao entrarmos em contato com os pais responsáveis por aquela criança, este se exime de qualquer responsabilidade, transferindo para o filho sua autoridade e priorizando seu trabalho ou sua vida pessoal em detrimento dos filhos. Com isso, é incontestável afirmar que está se criando uma distância no relacionamento desses pais com seus filhos. E essa negligência está provocando uma considerável perda de valores fundamentais na estrutura familiar, seja qual for sua composição.

De acordo com Içami Tiba, “bons pais têm a noção de sustentabilidade de suas vidas” e não podem abdicar de um tempo para conversar com seus filhos, pois, a falta de comunicação verbal esfria os relacionamentos, ocasionando uma distância que pode ser prejudicial para a educação da criança ou do jovem adolescente, incentivando desta forma, a falta de formação e de educação. Ainda, de acordo com Tiba, “é na convivência com os filhos que os pais mostram como se comportar civilizadamente em qualquer lugar”.

Portanto, a responsabilidade dos pais na educação dos filhos e no acompanhamento de sua vida escolar faz parte de sua função de genitores da vida, responsáveis pelo ensinamento de padrões éticos de convivência em sociedade, repreendendo-os quando necessário, mas, com autoridade.

“Educar é acender uma luz no quarto escuro dos pensamentos da criança, para que ela compreenda com amor e carinho o melhor caminho para ela e para os outros”(IÇAMI TIBA)

A partir desse entendimento então, a família assume sua responsabilidade de Educar para que a escola assuma sua responsabilidade de Ensinar.

E qual é a responsabilidade da escola, então? Primeiramente é oferecer um ensino de qualidade que permita preparar o jovem cidadão, através da construção de conhecimentos a desenvolver atitudes e competências necessárias para serem cidadãos plenos, pois, de acordo com as Diretrizes Curriculares para a Escola Pública do Estado do Paraná, “ a escola constitui a alternativa concreta de acesso ao saber”(DCE, 2009).

Portanto, a função da escola é possibilitar acesso a emancipação humana e transformação social através da transmissão de saberes historicamente sistematizados pela humanidade, presente nos conteúdos escolares. Isso quer dizer que, não cabe a escola educar no sentido de educação de valores básicos de convívio social, mas, Educar para a emancipação intelectual estimulando para o domínio de conteúdos que ganharão significação e que seja capaz de dar ao aluno condições para que ele argumente, investigue, questione,critique, reivindique, participe, sendo sujeito ativo, contribuindo para a transformação social. Cabe dizer, assim, que a escola é o lugar onde o conhecimento é socializado sistematizadamente e sequencialmente por meio de um método de ensino que “ofereça ao estudante a formação necessária para o enfrentamento com vistas à transformação da realidade social, econômica e política de seu tempo”(DCE, 2009).

A responsabilidade da escola, então, nesse sentido, está em formar o cidadão para exercer sua cidadania por meio de técnicas e métodos de ensino que estimulem o desenvolvimento das potencialidades, físicas, cognitivas, e afetivas dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

REFERÊNCIAS

PARANÁ, Diretrizes Curriculares da Educação Básica. SEED/ PR. Curitiba, 2009.

TIBA,Içami. Quem Ama Educa.Livraria Saraiva. São Paulo, 2003.

TIBA,Içami.http://educacao.uol.com.br/colunas/icam_tiba/2011/05/10/dia-das-maes-dia-da filha.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

filmes

  • A casa do lago
  • A filha do presidente
  • Amizade Colorida
  • Antes que termine o dia
  • Cavalo de Guerra
  • Conversando com Deus
  • Diamante de Sangue
  • Gladiador
  • Imagine eu e você
  • Meu nome é Radio
  • O diabo veste prada
  • O pacto
  • Titanic
  • Uma linda mulher
  • uma lição de amor