Translate

Planeta Sustentável

domingo, 23 de junho de 2024

REFLEXÕES

                   imagem: BemEstar_felicidade_destaquecerto.jpg (925×617) (vivercuritiba.com.br)



A primeira vista, toda ingenuidade atrai a desconfiança e a traição. Toda expressão atrai a proibição. Ainda mais quando não há um caminho perfeito, mas trilhas que conduzem ao lugar desejado. Quando necessário, desviamos o caminho para chegarmos ao lugar certo. Apesar disso, o que nos move é a esperança, a vontade de vencer, o amor que constrói e alivia a solidão de cada ser humano. Na verdade, não nascemos para viver sozinhos.  Seja como for em cada espaço da vida aqui na terra há um conjunto de homens que têm  objetivos e constroem o futuro. Nesse sentido, o trabalho coletivo só funciona quando se compartilha conhecimentos imprescindíveis a todos. Não basta saber, é preciso colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Por isso, o conjunto de esforços faz a diferença quando se deseja mudança. Entretanto, quando o egoísmo/egocentrismo se  sobrepõem ao coletivo, a mudança fica mais difícil de ser alcançada. Ao mesmo tempo o peso da responsabilidade dobra e o  cansaço vai ficando evidente em cada ação ou trabalho.

É claro que existem pessoas que não conseguem ou têm dificuldades de trabalhar em equipe. Mesmo  que digam "somos equipe" a ação demonstra isolamento e egoísmo e individualismo. Frequentemente a individualidade  vai se sobrepondo ao trabalho em grupo. Entretanto, há situações que as ações são individuais. Isso faz do ser humano um indivíduo especial e com especificidades, porém não o impedem de restringir seu campo de ação com atos de individualidade.

Se ao menos a gente pudesse entender essas nuances do ser humano!!... Não somos perfeitos, mas precisamos  de um tempo para compreender isso tudo. Afinal há sempre um jeito certo de  se fazer isso. Contudo, mudanças exigem esforços e um certo  modo resiliente de viver. O crescimento do ser humano dói, e a vida vai nos cobrando aos poucos o preço de se tornar Humano. Se vivemos bem e praticamos o bem,  tudo se tornará  mais alegre e surpreendente.  Se vivemos com desdém às pessoas ao nosso redor, provocando mais dor do que alegrias, certamente, receberemos o valor dessa vida no mesmo preço ou em dobro.

Em segunda análise, o único caminho certo a ser seguido é o caminho do amor. Mesmo que ele seja mais difícil, lá no final haverá uma luz muito mais bonita e brilhante pois, terá valido a pena. Esse é o significado de viver bem. O amor, em tudo o que fizermos, é a engrenagem que nos move para o sucesso. Não nos cabe julgar se erramos ou acertamos, mas refletir por que erramos ou acetamos nas ações que vamos praticando em nosso dia a dia.

Cada ser humano por mais singular que possa ser, não está fadado a solidão. Ser solitário é uma escolha, uma opção. Às vezes nos sentimos só, porque exigimos demais do outro e em nossas escolhas. Ninguém é perfeito.  Somos pessoas em constante evolução, em construção.  E quando enxergamos mais defeitos do que qualidades nas pessoas a nossa volta,  estamos nos isolando e nos tornando solitários. Fica mais difícil excluir do que agregar. 

Sob essa lógica, aceitar os defeitos e imperfeições no outro, não é tarefa fácil. Requer coragem e percepção sutil da personalidade  humana. Uma imperfeita psicanálise da alma na procura incessante de sua essência. A essência que brilha nos olhos e resplandece no modo de agir em cada pessoa.  Por isso, a unicidade do ser humano. Ser único no universo de bilhões é o que nos torna especiais. A essência da vida mora em cada um de nós como uma tatuagem exclusiva. 

Além disso, a marca dessa essência pode estar num sorriso, numa relação, numa palavra, num trabalho, numa expressão, em cada gesto. Cada um tem sua marca  e sua essência. Nada substitui essa característica muitas vezes definida como personalidade forte e marcante, principalmente quando passamos por uma situação difícil na vida. E os momentos difíceis que a vida nos trás, podem trazer ou afastar as pessoas que chamamos de amigos. Portanto, é uma outra característica do ser humano, se distanciar ou se aproximar conforme seu interesse.   Apesar  disso as interações acontecem e vão se ajustando na medida da convivência e das necessidades de cada indivíduo em particular,  e no seu engajamento pré-reflexivo com o mundo(Heidegger, 2002).

Continua....



REFERÊNCIAS


ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Celso Lafer. Rio de Janeiro, 2003.

HEIDEGGER. M. Todos nós...ninguém: um enfoque fenomenológico do social. São Paulo, 1981 - PDF - Acesso em: Jun. 2024 in:   Todos Nós Ninguém - Martin Heidegger PDF | Download grátis PDF | Martin Heidegger | Existencialismo (scribd.com)

NUNES. Benedito. Heidegger& Ser e tempo. filosofia passo a passo 6. 3ª ed. Editora Zahar, 2002

SciELO - Brasil - Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

filmes

  • A casa do lago
  • A filha do presidente
  • Amizade Colorida
  • Antes que termine o dia
  • Cavalo de Guerra
  • Conversando com Deus
  • Diamante de Sangue
  • Gladiador
  • Imagine eu e você
  • Meu nome é Radio
  • O diabo veste prada
  • O pacto
  • Titanic
  • Uma linda mulher
  • uma lição de amor