Translate

Planeta Sustentável

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

TRISTEZA DE PROFESSORA



                                                  Maria Inez Rodrigues

Não existe coisa mais dolorosa para uma professora, do que ver seu aluno se condenando à uma reprova quando diz ao mestre " não quero aprender".

Nada dói mais para uma professora, do que assistir seu aluno ironizando suas aulas sem nem saber direito o que é ironia.

Nada frustra mais uma professora, do que ver seu aluno "passando" de série/ano, vazio de conhecimento.

Nada custa mais para uma professora do que ver seu tempo se diluindo em vazios de esquecimento.

Tristeza, é o fim de um planejamento que "não deu certo", porque um aluno reprovou.

Tristeza, é ouvir de um aluno: "vai se..., isso não me interessa".

No fim de tudo, o conhecimento vai se esvaindo em trabalhos mal feitos; em provas não concluídas; em tarefas não realizadas; em notas vermelhas de "vergonha", por não ter conseguido atingir o objetivo.

Ultimamente ser professor é isso. É realizar uma prática extenuante de "nãos", "talvez", "deixa pra lá", "faça-me o favor", e de " ah!, dá nada não".

Salário?... nada atrativo.

Respeito?... zero.

Paciência? ... curtíssima.

Esperança? ... morrendo.

Um comentário:

  1. Sinto-me assim. Estou na rede estadual de ensino há apenas 4 anos e já pretendo sair. Já o teria feito se não tivesse que sustentar a casa. Espero avidamente por um concurso público que me interesse, e com regime estatutário.

    ResponderExcluir

filmes

  • A casa do lago
  • A filha do presidente
  • Amizade Colorida
  • Antes que termine o dia
  • Cavalo de Guerra
  • Conversando com Deus
  • Diamante de Sangue
  • Gladiador
  • Imagine eu e você
  • Meu nome é Radio
  • O diabo veste prada
  • O pacto
  • Titanic
  • Uma linda mulher
  • uma lição de amor