Maria Inez Rodrigues Pereira
A reflexão falada método utilizado por Édouard Claparède foi útil na compreensão do processo de inteligência, porque conseguiu descobrir que a pessoa não pode fazer perfeitamente duas atividades ao mesmo tempo. Para ele, “a inteligência é a capacidade de adaptação a situações novas, por meio do pensamento” e, recorremos à inteligência quando estamos diante de uma situação pela primeira vez. Desta forma, as contribuições da Psicologia – Escola de Genebra - como ciência, têm sido enormes porque trata cientificamente as questões da psique. Assentada em três eixos a Psicologia da Educação ( Coll,1987) estuda as teorias da aprendizagem, a Psicologia da Criança e medidas das diferenças individuais. Jean Piaget e a teoria psicogenética têm contribuído com a educação a partir do estudo e compreensão dos estágios do desenvolvimento humano que, segundo essa teoria, todo ser vivo tende a organizar os próprios esquemas/estruturas de conhecimento para lidar com o ambiente. Assim, todo ato inteligente pressupõe um esquema de assimilação ou uma estrutura que permite ao sujeito organizar o mundo e compreendê-lo que são distinguidos nos vários períodos: Sensório-motor, Operacional Concreto e Operacional Formal, com suas subdivisões. De acordo com Piaget a educação escolar deveria respeitar as fases do desenvolvimento intelectual. Para Vigotsky, entretanto, o desenvolvimento humano ocorre a partir das relações sociais, concepção da Psicologia sócio-histórica, e a sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento, sendo o professor um articulador na construção do saber. Para ele, a passagem das funções psicológicas elementares para as superiores ocorre, portanto, pela mediação proporcionada pela linguagem, fundamental para a apropriação de significados diferenciados que, dialogicamente, constituirão sentidos a serem negociados. Neste sentido, a aprendizagem desenvolvida na escola é uma fonte importante de expansão conceitual. Afinal, a escola é um ambiente, ou pelo menos deveria ser, privilegiado para fornecer o suporte necessário a ricas e profundas interações com o conhecimento socialmente elaborado. A aprendizagem dos conceitos científicos se apóia em um conjunto previamente desenvolvido de conhecimentos originários das experiências diárias da criança, com procedimentos analíticos e com experiências concretas.
Referência
Texto As Escolas Psicológicas – O grupo de Genebra
Nenhum comentário:
Postar um comentário