Planeta Sustentável
domingo, 18 de dezembro de 2011
Avaliação, sinônimo de vida e ascenção
sábado, 3 de dezembro de 2011
As escolas Psicogenéticas
Maria Inez Rodrigues Pereira
A reflexão falada método utilizado por Édouard Claparède foi útil na compreensão do processo de inteligência, porque conseguiu descobrir que a pessoa não pode fazer perfeitamente duas atividades ao mesmo tempo. Para ele, “a inteligência é a capacidade de adaptação a situações novas, por meio do pensamento” e, recorremos à inteligência quando estamos diante de uma situação pela primeira vez. Desta forma, as contribuições da Psicologia – Escola de Genebra - como ciência, têm sido enormes porque trata cientificamente as questões da psique. Assentada em três eixos a Psicologia da Educação ( Coll,1987) estuda as teorias da aprendizagem, a Psicologia da Criança e medidas das diferenças individuais. Jean Piaget e a teoria psicogenética têm contribuído com a educação a partir do estudo e compreensão dos estágios do desenvolvimento humano que, segundo essa teoria, todo ser vivo tende a organizar os próprios esquemas/estruturas de conhecimento para lidar com o ambiente. Assim, todo ato inteligente pressupõe um esquema de assimilação ou uma estrutura que permite ao sujeito organizar o mundo e compreendê-lo que são distinguidos nos vários períodos: Sensório-motor, Operacional Concreto e Operacional Formal, com suas subdivisões. De acordo com Piaget a educação escolar deveria respeitar as fases do desenvolvimento intelectual. Para Vigotsky, entretanto, o desenvolvimento humano ocorre a partir das relações sociais, concepção da Psicologia sócio-histórica, e a sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento, sendo o professor um articulador na construção do saber. Para ele, a passagem das funções psicológicas elementares para as superiores ocorre, portanto, pela mediação proporcionada pela linguagem, fundamental para a apropriação de significados diferenciados que, dialogicamente, constituirão sentidos a serem negociados. Neste sentido, a aprendizagem desenvolvida na escola é uma fonte importante de expansão conceitual. Afinal, a escola é um ambiente, ou pelo menos deveria ser, privilegiado para fornecer o suporte necessário a ricas e profundas interações com o conhecimento socialmente elaborado. A aprendizagem dos conceitos científicos se apóia em um conjunto previamente desenvolvido de conhecimentos originários das experiências diárias da criança, com procedimentos analíticos e com experiências concretas.
Referência
Texto As Escolas Psicológicas – O grupo de Genebra
O Comportamento Humano – Escola Behaviorista
Maria Inez Rodrigues Pereira
O comportamento humano tem sua complexidade revelada nas atitudes que o ser humano pratica no seu dia a dia. A interação com o meio ambiente e com os outros de sua espécie pode revelar muito da personalidade de uma pessoa. Jhonn B Watson , pai do Behaviorismo,foi o primeiro psicólogo a estudar o comportamento humano por meio do método de estudo da extrospecção que analisa as manifestações exteriores do ser humano. O conceito apresentado por ele na sua tese das manifestações exteriores é de que o organismo responde a um conjunto de estimulações denominado estímulo-resposta. A influência dessa experiência psicológica na Educação pode ser observada nos planejamentos de ensino e nas sequências de atividades que são desenvolvidas, com objetivos propostos para cada conteúdo, sendo o professor aquele que reforça positivamente, com o artifício da nota, os comportamentos esperados nos sujeitos, bem como sua mudança de comportamento. Essa teoria é muito utilizada nos métodos e técnicas de ensino programado, no controle das organizações de aprendizagem, bem como em outras situações que motivam as mudanças de comportamento, principalmente àqueles professores adeptos da teoria comportamentalista. O que se pretende mostrar com este assunto é a importância da psicologia na corrente behaviorista, para o entendimento de como acontece à aprendizagem no indivíduo, pois, o caminho da aprendizagem é repleto de diferentes formas e as abordagens são diversas. Para o professor, a compreensão das concepções das correntes psicológicas é de fundamental importância, principalmente quando este sabe diferenciar um estímulo positivo de um negativo para atingir o objetivo proposto no processo de ensino e, também, para modificar comportamentos não desejados. Portanto, a compreensão da teoria behaviorista ajuda o professor a entender melhor o comportamento dos estudantes à resposta do ambiente, reforçado por um estímulo que o leve a modificação do comportamento indesejado a partir da instrução programada.
Certo ou errado a teoria comportamentalista foi útil a muitos professores e, acredito que ainda seja nos dias de hoje, principalmente nas escolas de educação especial, muito embora ela receba inúmeras críticas.
Referência
Livro 1, Psicologia e Ciência. UTFPR, 2011
filmes
- A casa do lago
- A filha do presidente
- Amizade Colorida
- Antes que termine o dia
- Cavalo de Guerra
- Conversando com Deus
- Diamante de Sangue
- Gladiador
- Imagine eu e você
- Meu nome é Radio
- O diabo veste prada
- O pacto
- Titanic
- Uma linda mulher
- uma lição de amor